A História da Moda - Século XI até XIV
Por Eduarda Rocha
- Século XI até XIII
O seculo XI foi marcado pelas cruzadas que possibilitou a intensificação do comercio entre o Ocidente e Oriente. Com isso, os tecidos começaram a evoluir: surgiram as sedas, linhos, veludos, lãs, as finas telas de linho (chamadas também de “bisso”). Sem contar os tecidos da Síria e da Palestina, como a seda adamascada e a gaze. As mulheres começaram a cobriam os cabelos após o casamento com um véu (O véu é um acessório muçulmano) e passou a ser um sinal de castidade cristã. A moda durou toda a Idade Média. As Cruzadas também deram origem ao uso da bolsa, que na verdade era um tipo de bolso suspenso ao cinto por uma corda de seda ou algodão, ou às vezes por uma corrente de metal.
As jovens solteiras usavam duas tranças de cada lado da cabeça ou os cabelos soltos e as casadas usavam-no preso para cima com auxilio de pentes e grampos. Uma das práticas favoritas era tingir o cabelo de vermelho vivo. Os franco germânicos enfeitavam os cabelos com fitas ou fios de ouro. Os homens teutões usavam o cabelo preso do lado direito da cabeça com as pontas enrijecidas como chifres. Já os saxões usavam o cabelo curto, cacheado e uma barba curta e os escandinavos usavam cabelos compridos.
Durante boa parte da história ocidental, a pele pálida foi indicadora de riqueza, já que os camponeses trabalhavam embaixo de sol e adquiriam uma pele mais bronzeada.
Durante os séculos XI e XII acontece uma série de mudanças sociais, políticas e econômicas na Europa Ocidental. Entre elas, destaca-se o renascimento das cidades e do comércio, bem como um aumento populacional. A primeira característica marcante é bifurcação da indumentária, isto é, a diferenciação das roupas masculinas e femininas. O vestuário passa a ter um caráter ornamental e estético, e não mais apenas a preocupação utilitária.
Nesta época, a construção das roupas melhorou, deixou de ser quadrada para ser modelada ao corpo. Suntuosos tecidos como seda, veludos e cetim, foram levados à Europa pelos cruzados junto com técnicas avançadas de tecelagem.
No século XIII, os homens usavam túnicas lisas, de tamanhos variados e mangas justas, sobreveste e um casaco curto e justo. Debaixo das túnicas vestiam o Brial, uma roupa interior que chegava até aos joelhos. As meias (chausses) se aperfeiçoaram, agora eram ligadas à parte superior do traje, cobrindo não apenas as pernas mas também a parte inferior do tronco. As calças em lã, linho ou seda, eram normalmente elaboradas com tecidos listrados ou com cores vivas. A moda eram roupas multicoloridas feitas de dois tecidos contrastantes, um de cada lado, o que foi especialmente popular na Corte Inglesa. Os cabelos eram encaracolados caídos sobre as orelhas. Nos pés, sapatos ou botas de pontas pontiagudas.
A túnica longa e unissex usada há séculos foi substituída por um traje feminino como um vestido longo, ajustado e decotado, fechados por cordões. As mangas também eram justas e abotoadas do cotovelo ao punho. As sobrevestes tornaram-se populares. Não se sabe se as mulheres na Idade Média usarem roupa intima.
Grandes laços com botões eram usados para prender tecidos e embelezar bainhas, golas e punhos da túnica; porém o buraco para entrar o botão só foi inventado no Renascimento.
Os cabelos podiam ser soltos ou repartidos no meio enfeitados com fitas, grinalda de flores, diademas com pedras preciosas, coroas ou tiaras. Podiam fazer longas tranças aumentadas com cabelos falsos ou de pessoas mortas. As mulheres casadas usavam véu sobre os cabelos; as matronas usavam uma touca de linho cobria a garganta (e muitas vezes o queixo), e era usada sob o véu.
Os camponeses, tinham roupas básicas, simples e funcionais comumente nas cores cinza ou marrom. Os sapatos eram de pano pois couro era muito caro e muitas vezes andavam descalços enquanto trabalhavam
- Século XIV
No século XIV, a Europa viveu o início de uma Pequena Era do Gelo e a lã era o material mais importante para o vestuário. O comércio de têxteis continuou a crescer ao longo do século, mas as roupas eram muito caras, e mesmo os empregados dos ricos recebiam apenas uma roupa por ano como parte de sua remuneração. A seda ainda era o melhor tecido, um luxo importado e caro, vindo da Itália, dos Otomanos ou da China. A moda era um indicador de riqueza e status
Os homens começaram a usar um manto ou xale longo, largo e sem mangas aberto dos lados, e um sobretudo comprido e largo com mangas longas e amplas.
As roupas ganharam muitos enfeites e acessórios, como botões e cintos ornamentados com pedrarias. O homem possuía visual mais exuberante do que a mulher. Na França, entre os jovens cortesões, a roupa caiu no ridículo e extravagante, sendo tão curtas e tão apertadas que era necessário a ajuda de duas pessoas para vestir e despi-los.
Os cabelos eram curtos podendo-se usar barba terminada em ponta. Na cabeça capirotes (barrete ou gorro em forma de crista), chapéu cônico, cilíndrico ouchaperon de abas acolchoadas e uma tira de tecido caindo até os ombros. Os sapatos eram feitos de couro e tinham inúmeros estilos ou então usavam botas fechadas com fivelas que cobriam a perna até ao joelho. Os calçados terminavam em uma ponta fina e longa na frente.
Os vestidos femininos do século XIV, eram simples e elegantes. A ornamentação passa a ser maior, já que o vestuário feminino fica mais rebuscado. As mulheres ganham corpetes que se ajustam até os quadris e saias com fendas. os quadris e os vestidos tornam-se mais acinturados presos com uma amarração nas costas, com pequenos decotes e ornamentados com jóias em ouro na cintura e saia ampla caindo até os pés, às vezes formando uma cauda. A sobreposição dos vestidos era comum, usando-se um vestido longo bem ajustado ao corpo por baixo, com mangas justas e compridas e por cima outro vestido que poderia ser um pouco mais curto com mangas longas e caídas. Barrado e bordado enfeitavam as pontas dos vestidos. As vestes eram fechadas com cordões na frente, do lado e a raramente nas costas. A sobreveste era feita de tecido mais valioso e tinha mangas mais curtas. As mangas eram justas até o cotovelo e a parte e trás caía até os joelhos. O casaco contornava as formas do corpo e o manto curto chegava até o busto, feito de pele no inverno e de seda no verão.
As roupas ganharam muitos enfeites e acessórios, como botões e cintos ornamentados com pedrarias. O homem possuía visual mais exuberante do que a mulher. Na França, entre os jovens cortesões, a roupa caiu no ridículo e extravagante, sendo tão curtas e tão apertadas que era necessário a ajuda de duas pessoas para vestir e despi-los.
Os cabelos eram curtos podendo-se usar barba terminada em ponta. Na cabeça capirotes (barrete ou gorro em forma de crista), chapéu cônico, cilíndrico ouchaperon de abas acolchoadas e uma tira de tecido caindo até os ombros. Os sapatos eram feitos de couro e tinham inúmeros estilos ou então usavam botas fechadas com fivelas que cobriam a perna até ao joelho. Os calçados terminavam em uma ponta fina e longa na frente.
A moda de usar cabelos falsos continuou, eles eram divididos ao meio e levantados sobre as orelhas formando um caracol e presos com redes (crespine). Neste século, era impressionante a variedade de enfeites de cabeça que se tornaram mais elaborados ainda nos anos seguintes. Os calçados eram iguais aos masculinos: pontudos.
Na Espanha, a roupa feminina tinha cores vivas como vermelho, azul, rosa, violeta e verde-mar. Os sapatos eram enfeitados com bordados e debruns dourados. As espanholas não usavam adorno de cabeça até o final do século XIV, e sim um lenço preso por uma faixa e cabelos soltos ou presos com pérolas. As damas espanholas achavam elegante usar unhas num comprimento que hoje seria considerado absurdo.
Na Espanha, a roupa feminina tinha cores vivas como vermelho, azul, rosa, violeta e verde-mar. Os sapatos eram enfeitados com bordados e debruns dourados. As espanholas não usavam adorno de cabeça até o final do século XIV, e sim um lenço preso por uma faixa e cabelos soltos ou presos com pérolas. As damas espanholas achavam elegante usar unhas num comprimento que hoje seria considerado absurdo.
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